Comumente utilizados para medir a velocidade de Esteiras em aplicações de transportadoras, principalmente quando se trata da sincronização entre processos de pick-and-place. Outra função que esses sensores possuem nessas esteiras seria de medir a distância linear percorrida por um objeto.

São 3 os métodos para medir a velocidade de Esteiras com Encoders:

  • indireta com eixo do motor de monitoramento por encoder.
  • indireta com eixo do rolo de monitoramento do encoder.
  • direta usando roda de medição com encoder.

Medição da Velocidade de Esteiras de forma Indireta Utilizando Através do Eixo de um Motor

De forma simples, o encoder especificado será acoplado ao eixo do motor e irá gerar uma sequência de pulsos nos casos incrementais ou uma palavra em bits nos casos absolutos a medida que o Motor rotaciona.

Velocidade de Esteiras - Indireta Motor

Para realizar a conversão em velocidade é necessário a medição física da variação de distância feita a cada rotação do motor. Seguindo a fórmula baixo:

Calculo  Motor

O resultado será dado em pés por segunto, porém pode facilmente ser convertido para metros. A constante L se refere à medida física realizada. fp é a frequência do sistema.

A desvantagem dessa abordagem é que ela não considera interferências mecânicas que podem ser introduzidas pelo acoplamento, caixa de engrenagens, deslizamento da correia etc.

Medição Indireta Utilizando o Eixo de Um Rolete com um Encoder

Dependendo do acesso ao motor, pode ser mais fácil montar o codificador no eixo do rolo.

Velocidade de Esteiras - Indireta Rolamento

Nesse caso, o inversor converte a saída do encoder em velocidade linear em pés por segundo, da seguinte maneira:

Calculo  Rolamento 1

onde fp é a frequência de pulso em hertz, R é a resolução em pulsos por rotação. A velocidade linear s é dada por:

Calculo Rolamento 2

Onde D é o diâmetro do rolo em polegadas.

Embora seja mais preciso que um encoder montado no motor, essa abordagem ainda sofre com erros mecânicos introduzidos pelo deslizamento da correia, etc.

Medição de Velocidade de Esteiras -Direta com um Encoder

A terceira maneira de monitorar a velocidade do transportador é conectar um encoder a uma roda de medição do codificador que circula na superfície da correia ou em um dos rolos se a própria correia estiver cheia de produto. Normalmente, essas rodas têm 1 pé de circunferência, o que facilita a conversão de RPM para velocidade linear em pés por minuto.

Velocidade de Esteiras - Direta

É importante lembrar que uma roda seguidora é uma montagem mecânica e pode degradar a precisão. As fontes de erro incluem desalinhamento e derrapagem entre as rodas e a superfície que está sendo medida. A aplicação da pré-carga ajuda a evitar esse deslizamento, mas aumenta o desgaste do rolamento. Finalmente, a própria roda seguidora pode se desgastar, principalmente no caso de desalinhamento. Para solucionar esse problema, algumas rodas de medição do encoder apresentam anéis em O duplos na circunferência que podem ser substituídos quando necessário, prolongando a vida útil da própria roda. 

Sincronizando Diversas Esteiras com Encoders:

Resumidamente, esse processo é feito através de um estrutura mestre-escravo, onde diversos encoders conectados a esteiras enviam constantes sinais a um controlador, o qual analisa os dados e ajusta as velocidades de cada esteira. Obtendo assim uma precisa Sincronização.

Para um material mais detalhado, consulte diretamente o site da Dynapar.

Caso tenha alguma dúvida na escolha do Encoder mais apropriado para a sua aplicação. Entre em contato, a equipe da Mokka-Sensors estará a sua disposição!