Em sua constituição interna, Resolvers possuem um enrolamento primário posicionado na área de rotação e 2 enrolamentos secundários seno e cosseno na parte fixa, separados por um ângulo de 90º. Entenda abaixo com mais detalhes características sobre Saída de Resolvers.

Com a rotação do eixo uma tensão diferencial é gerada na saída por causa do campo magnético gerado entre os enrolamentos. Sendo gerado na saída 2 cargas, uma relativa ao enrolamento seno e outra ao enrolamento cosseno. A taxa de variação de ambas voltagens são utilizadas para calcular a posição angular de uma carga.

Em outro artigo técnico que a Mokka-Sensors disponibilizou aqui em nosso site, abordamos as principais características de um Resolver e citamos algumas características chaves que definem um Resolver, focaremos dessa vez com relação À saída de um Resolver em 4 destas características:

Tensão de Entrada

Corrente máxima de Entrada

Tensão de Saída de Resolvers

Taxa de transformação

Resolvers Showcase

Tensão de Entrada de um Resolver

Tensão e frequência de entrada de um Resolver são relativas à capacidade de tensão alternada suportada pelo enrolamento primário do sensor. Os valores mais comuns são de que a tensão varie de 1 – 26 AC e a frequência de 400 – 10000Hz. Ainda sim Resolvers podem operar em faixas de tensão acima de seu máximo sem alterações em sua saída, entretanto caso os valores de entrada sejam muito discrepantes erros irão aparecer. Para um sinal satisfatório é preciso ficar atento a um dimensionamento adequado de tensão.

Corrente Máxima de Entrada

De forma simples é a corrente necessária para energizar o enrolamento primário de um Resolver para um tensão e frequência de entrada. A recomendação é que seja seguido o que é informado no datasheet pois para cada Resolver a corrente de entrada pode variar.

Um pequena parte eletrônica pode ser encontrada nessa parte do Resolver, com a função de ser o ponto de alimentação de um resolver e de receber e analisar o sinal de saída do sensor. Esse driver está separado e isolado da parte eletromecânica refletindo na sua suprema robustez.

A nível de curiosidade a corrente do enrolamento de um resolver pode ser calculada seguindo a lei de Ohm onde I = V/R. e a energia é dada por P= I*V.

Saída de Resolvers – Proporção de Transformação

I A taxa de transformação (TR) de um resolvedor é a razão entre a tensão de saída e a tensão de entrada quando a tensão de saída está no acoplamento magnético máximo. Sendo assim um Resolver ao receber uma tensão de entrada pode manipular ela em sua saída senoidal, aumentando essa tensão, diminuindo ou mantendo a mesma.

Isso ocorre basicamente pelo número de voltas dos enrolamentos, sendo a razão entre o enrolamento secundário e primário. A ideia é que diferentes Resolvers apresentarão uma proporção diferente.

Saída de Resolvers com Problemas?

Se o sistema exibir uma luz de aviso ou alerta para o Resolver, o problema pode ser sua tensão de saída. O que pode ocorrer aqui é relativo à placa de interface de um Resolver que fornece a tensão de alimentação correta para o sensor e recebe o sinal de saída. O funcionamento deve ocorrer adequadamente na tensão em que o Resolver esteja apto a operar, entretanto caso uma tensão abaixo esteja sendo fornecida, até um ponto mínimo aceitável ele irá operar, caindo abaixo disso, uma luz de aviso será acionada e o sistema deve ser avaliado.

Seguindo as seguintes etapas:

-Verifique a tensão de entrada. Se a tensão de entrada do resolver não for alta o suficiente, a tensão de saída será baixa.

-Verifique o resolver quanto ao desalinhamento axial entre o rotor e o estator. Isso pode diminuir a tensão de saída.

-Verifique se há perdas de cabos entre a saída do resolver e o inversor. A tensão de saída do resolver pode estar correta, mas a queda de tensão no cabeamento pode criar problemas.

A atenção em sua aplicação deve ser redobrada nesses casos, por ser um recurso muito robusto, Resolvers dificilmente apresentam problemas após a sua produção, sendo assim, a chance de que um Resolver novo que foi corretamente selecionado apresentar algum tipo de problema é extremamente baixo. Mas não se preocupe, a equipe especializada da Mokka-Sensors estará à sua disposição nesses casos para solucionar seus problemas e dúvidas.

Conheça os Resolvers Mais Populares da Dynapar

Resolvers Dynapar

Para um material mais detalhado, consulte diretamente o site da Dynapar.

Caso tenha alguma dúvida na escolha do Resolver mais apropriado para a sua aplicação. Entre em contato, a equipe da Mokka-Sensors estará a sua disposição!