Encoders de Motor são um sensores rotativos montado em um motor elétrico que fornece sinais de feedback de loop fechado rastreando a velocidade e / ou posição de um eixo do motor.  

Há uma grande variedade de configurações de encoder de motor disponíveis, como incremental ou absoluto, óptico ou magnético, com eixo ou eixo de cubo / oco, entre outras. O tipo de encoder de motor usado depende de vários fatores, principalmente o tipo do motor, a aplicação que requer feedback em malha fechada e a configuração de montagem necessária.

Sua função, dependerá da aplicação na qual estão instalados, entretanto a função desses encoders ainda será a de transformar o movimento mecânico do eixo em sinais elétricos de saída.

Principais Datores que Afetam a Seleção do Encoder de Motor:

Tipo de motor:

Ao selecionar componentes para um sistema de controle de malha fechada, a escolha do encoder de motor é primeiro determinada pelo tipo de motor escolhido na aplicação. Os tipos de motor mais comuns são:

  • Codificadores de motores de corrente alternada: Os motores de indução de corrente alternada são escolhas populares para sistemas de controle de máquinas de automação geral, pois são econômicos e robustos. Os encoders de motor são usados ​​para um controle de velocidade mais preciso em aplicações que usam motores CA e, muitas vezes, precisam ter parâmetros de IP e resistência a choque e vibração.
  • Codificadores de servo motor (codificadores de motor de ímã permanente): Os servomotores oferecem sistemas de controle de realimentação de loop fechado para aplicações que exigem maior precisão e exatidão, e não são tão robustos quanto os motores de indução CA. O encoder de motor usado nos servomotores pode ser modular, incremental ou absoluto, dependendo do nível de resolução e precisão necessárias.
  • Codificadores de motores de passo: Os motores de passo são econômicos, precisos e geralmente são usados ​​em sistemas de circuito aberto. Em sistemas que usam motores de passo onde o controle de velocidade é necessário, um encoder de motor incremental é frequentemente montado nesse motor.

Opções de Montagem dos Encoders de Motor:

O próximo fator que afeta a seleção do encoder de motor é a opção de montagem, e as opções mais comuns são:

  • Eixos sólidos: usa um método de acoplamento para conectar o eixo do encoder de motor ao eixo do motor. O acoplamento fornece isolamento mecânico e elétrico do eixo do motor. Mas pode adicionar custos através do acoplamento e o maior comprimento do eixo necessário para montar o codificador do motor
  • Eixos vazados: Os eixo vazados são montados diretamente no eixo do motor por meio de uma corda com mola. Esse método é fácil de instalar e não requer alinhamento do eixo, mas deve-se tomar o devido cuidado para fornecer isolamento elétrico.
  • Sem rolamentos: também conhecida como montagem em anel. Composta por um conjunto de sensores na forma de um anel montado na face do motor e uma roda magnética montada no eixo do motor. Esse tipo de configuração de montagem do encoder de motor é encontrado principalmente em aplicações pesadas, como papel, aço e guindastes.

Tecnologia dos Encoders de Motor:

Um resumos rápido das duas condições possíveis de encoders de motor disponíveis e suas principais características.

  • Encoders incrementais: A saída de um encoder incremental de motor é usada para controlar a velocidade de um eixo do motor. Através de pulsos em ondas quadradas.
  • Encoders absolutos: A saída de um encoder absoluto de motor indica o movimento e a posição do eixo do motor. Os encoders absolutos de motores são usados ​​com mais freqüência em servomotores em aplicações onde a precisão da posição é necessária. 

Encoders de Motores Populares Dynapar:

Encoders de Motor Showcase

Para um material mais detalhado, consulte diretamente o site da Dynapar.

Caso tenha alguma dúvida na escolha do Encoder mais apropriado para a sua aplicação. Entre em contato, a equipe da Mokka-Sensors estará a sua disposição!