Um Encoder de Efeito Hall utiliza a base de um sensors Hall, submetida pela ação de um campo magnético para produzir um sinal que saída, que é convertido em uma determinada resolução

Em poucas palavras, um sensor de efeito Hall qualquer é um transdutor que gera uma tensão de saída a partir da variação do campo magnético.

A Dynapar e Hengslter, marcas que nós da Mokka-Sensors somos o distribuidor autorizado, possuem encoders de efeito Hall em seus portifólios, em suas construções, é utilizado um sensor magnético faseado para calcular a média do sinal de vários detectores. Criando um produto extremamente Robusto e de Alta Resolução. Capaz de suportar Choque, vibrações e desalinhamentos de campo.

Entendendo o Funcionamento:

Esses Encoders a partir de um sensor magnético faseado, que contem elementos do sensor de Hall dispostos em um padrão correspondente a uma roda magnética. Um sinal é produzido quando o sensor passa sobre um campo magnético, esse sinal é diretamente convertido em uma determinada resolução. Com uma tecnologia de ponta, todo esse processo é realizado atualmente por um chip IC dentro desses encoders, integrando tanto a parte sensorial e de processamento em um só lugar.

O benefício desse chip é bem simples: Redução da complexidade em conjunto com um aumento da qualidade e robustez.

O ponto de partida para o aumento da qualidade de encoders de efeito Hall, foi justamente a utilização de uma tecnologia faseada, aumentando a tecnologia de qualquer encoder óptico. Permitindo um avanço tecnológico em diversos ponto, como por exemplo: aumento de resolução (ppr), mais compactos, confiabilidade nas informações, maior sensibilidade e consequentemente, o menor número de erros possível causado pelo calculo médio do sensor.

Na imagem a seguir é possível observar a matriz de um sensor Hall, é feito um cálculo da média de diversos pontos, oferecendo assim desempenho preciso e extremamente durável.

Efeito Hall sensor

Aplicações: Encoders de Efeito Hall

O principal adjetivo para definir esse tipo de encoder é sem dúvidas – Robusto. Por serem baseados em um sensor indutivo, eles não precisam de discos internos, removendo um possível ponto de falha de um sistema. Por padrão de mercado, toda a parte eletrônica dentro deste encoders está encapsulada e não possuem exposição alguma ao meio externo.

Sendo assim, encoders de efeito Hall podem operar diariamente em ambientes severos, sem qualquer tipo de proteção adicional. Projetados justamente para terem um feedback confiável nesses meios.

As aplicações para essa tecnologia geralmente exigem especificações de temperatura amplas, alta resistência a choques e vibrações, vedação robusta e proteção contra contaminantes, enquanto se concentram na confiabilidade do sinal de saída, na instalação fácil e na redução do tempo de inatividade.

Os principais seguimentos que necessitam desse tipo de encoders são: Agricultura, Mineração e Industrias Químicas.

Encoders Dynpar / Hengstler com Efeito Hall mais populares:

Encoders de Efeito Hall

Para um material mais detalhado, consulte diretamente o site da Dynapar.

Caso tenha alguma dúvida na escolha da saída de um encoder absoluto ou incremental mais apropriada para a sua aplicação. Entre em contato, a equipe da Mokka-Sensors estará a sua disposição!