Encoders também podem ser utilizados para áreas classificadas nas quais existem líquidos inflamáveis, vapor, gases ou poeiras inflamáveis. A variedade de encoders customizáveis também se faz presente aqui. Sendo que cada design e grau específico de proteção é designado para um determinado tipo de ambiente adverso.

Conheça abaixo características gerais de alguns encoders designados para áreas classificadas:

Encoders de Áreas Classificadas Intrinsecamente Seguros

Um método de proteção comum é a segurança intrínseca (Ex ia). Os encoders com classificação intrinsecamente segura podem ser aprovados para uso na zona 0 da IEC ou na classe 1 da NEC500, divisão 1. Os codificadores intrinsecamente seguros são usados ​​em conjunto com um dispositivo eletrônico de limitação de energia comumente conhecido como barreira IS. Este dispositivo, em Zener, opto-isolado ou galvânico, limita a energia permitida no circuito, de modo que quaisquer arcos ou faíscas neste codificador tenham energia insuficiente para inflamar um vapor.

Encoder Intrinsecamente Seguro

Encoders de Áreas Classificadas à Prova de Chama

Um projeto à prova de chama (Ex D) pode suportar uma explosão interna e aliviar a pressão externa por meio de gap (s) de chama, como o labirinto criado por conexões rosqueadas ou flanges usinadas. Os gases de escape (quentes) devem esfriar o suficiente ao longo do caminho de escape para que, no momento em que cheguem à parte externa do compartimento do sensor, não sejam uma fonte de ignição do ambiente externo potencialmente inflamável. Os encoders à prova de chama são aprovados para uso na Zona 1 da IEC ou na Zona 1 da Classe 1 da NEC505.

Encoder à prova de chama

Encoders encapsulados

Os dispositivos que utilizam encapsulamento têm os eletrônicos envolvidos em um material do tipo resina para isolá-los da atmosfera circundante. Os encoders encapsulados são aprovados para uso na zona 1 da IEC ou na zona 1 da classe 1 da NEC505.  

Encoder Encapsulado

Encoders Anti-Faíscas

O equipamento não é incendiário ou anti-faísca e é aprovado para a Zona 2 da IEC e a Classe 2 da Divisão 1 da NEC500.

Áreas Classficadas – Entendendo Cada Ambiente

Assim como qualquer outro Encoder, entre as opções disponíveis desses sensores para áreas classificadas, todo um estudo de engenharia deve ser feito para que em uma eventual aquisição o encoder ideal seja selecionado.

  • Zona 0, Classe I, Divisão 1: (gases / vapores) Área na qual uma mistura explosiva está continuamente presente ou presente por longos períodos
  • Zona 1, Classe I, Divisão 1: (gases / vapores) Área na qual é provável que ocorra uma mistura explosiva normal.
  • Zona 2, Classe I, Divisão 2: (gases / vapores) Uma área na qual não é provável que ocorra uma mistura explosiva em operação normal e, se ocorrer, existirá apenas por um curto período de tempo.
  • Zona 20, Classe II, Divisão 1: (poeiras) Área na qual uma mistura explosiva está continuamente presente ou presente por longos períodos.
  • Zona 21, Classe II, Divisão 1: (poeiras) Área na qual é provável que ocorra uma mistura explosiva em operação normal.
  • Zona 22, Classe II, Divisão 2: (poeiras) Uma área na qual não é provável que ocorra uma mistura explosiva em operação normal e, se ocorrer, existirá apenas por um curto período de tempo.

Encoders Populares para Áreas Classificadas

Encoders para Áreas Classificadas

Para um material mais detalhado, consulte diretamente o site da Dynapar.

Caso tenha alguma dúvida na escolha do Encoder mais apropriado para a sua aplicação. Entre em contato, a equipe da Mokka-Sensors estará a sua disposição!