Para aplicações industriais que requerem a detecção de VELOCIDADE, DIREÇÃO E POSIÇÃO, Encoders de Quadratura são fundamentais.
O Que É Um Encoder de Quadratura?
Um encoder de Quadratura é um encoder incremental com ao menos 2 canais de saída, utilizados em diversas aplicações, principalmente quando a direção de um processo é necessária. Com uma determinada resolução, cada canal fornecerá pulsos de onda quadrada e a direção é informada a partir a relação de liderança que um canal tem sobre o outro. Para encoders B58N por exemplo, o canal A estará a frente de B no sentido horário e Vice-versa.
Como Funciona um Encoder de Quadratura?
Em sua construção mecânica, o disco de código dentro deste encoder possui duas faixas, ou trilhos que se ligam diretamente ao canal A e B cada um. Para casos com mais canais de saída, existem por consequência, mais trilhos. A separação entre cada trilho reflete em um sinal de saída com 90º de diferença entre cada sinal para cada fase. Sendo esse processo o que garante a funcionalidade deste encoder. Como mencionado anteriormente a detecção de direção é dada pelo canal que está liderando o sinal, observe na imagem abaixo esse processo:
O canal Z nos encoders Dynpar tem a função da referência de um encoder, onde após uma rotação de 360º do eixo, um único pulso é gerado, sendo extremamente útil para observação da posição.
Como e Quando Utilizar Encoders de Quadratura?
Principalmente utilizados quando a informação de posição bidirecional e comprimento são necessárias. Em outros casos, um encoder de quadratura pode prevenir erros em um processo. Como? Simplesmente pela adição de um segundo canal, em casos de linhas com intensa vibração, encoders com apenas 1 canal de saída por causa da influência externa podem gerar pulsos a mais ou a menos, nesses casos, o complemente de um segundo canal com uma separação de 90º pode fornecer uma informação redundante ao sistema, corrigindo o erro gerado.
Alcançando Maiores Resoluções com Encoders de Quadratura
Esse tópico já foi brevemente mencionado em outros artigos aqui no próprio site da Mokka-Sensors, falamos aqui de um processo extremamente especial, o qual pode simplesmente transformar um encoder de 2500ppr em 10000ppr. Para que isso ocorra o encoder deve ser ligado primeiro a um contador digital, o qual contará o vértice de saída e vértice de descida do canal A, duplicando o número de PPR, caso o mesmo seja feito com o canal B e por fim ambos sejam mesclados, uma resolução multiplicada por 4 é obtida!
Nesse caso maiores PPR’s podem ser alcançados sem a necessidade de se trocar o encoder, ou o disco interno de códigos. Entretanto esse método deve ser utilizado visando uma conexão de saída adequada, o motivo é simples, ambientes com muito ruído ou longos cabos podem prejudicar a precisão dessa onda alterada. Afinal, a precisão total irá variar e isso deve ser levado em consideração.
Como Escolher um Encoder de Quadratura?
Nesse ponto os procedimentos comuns para a escolha de um encoder devem ser aplicados, qual tipo de eixo é necessário? Sólido, Vazado ou Expansivo? Diâmetro do eixo, número de ppr, tensão do sinal de saída e conexão elétrica. Com essas informações em mãos fica fácil a escolha. Outro ponto a ser considerado é a equipe da Mokka-Sensors, que estará sempre À disposição para te auxiliar nessas questões.
Para um material mais detalhado, consulte diretamente o site da Dynapar.
Caso tenha alguma dúvida na escolha do encoder mais apropriado para a sua aplicação. Entre em contato, a equipe da Mokka-Sensors estará a sua disposição!
Comentários